29 de abr. de 2008

PENINSULA DE MARAU - UM POUCO DA HISTORIA

A Peninsula de Maraú conseguiu preservar trechos de Mata Atlântica que, aliados a suas piscinas naturais em mar aberto, seus arrecifes e suas lagoas de água doce, fazem deste um dos lugares mais bonitos da Bahia. A cidade de Maraú , antiga aldeia indígena, viveu seus dias de glória durante o ciclo da cana-de-açúcar, no período colonial. Abriga belas construções históricas como a

Igreja Matriz de São Sebastião, de 1718,

guarda imagens sacras em seu interior.


O município de Maraú originou-se de um povoado fundado em 1705, por frades capuchinhos italianos, instalados na aldeia indígena Mayra-hú, que significa “belo lugar” ou “pessoa morena”, provavelmente fazendo alusão às baias de águas escuras. Situada entre Ilhéus e Valença, esta inserida em uma área de proteção ambiental (APA) chamada de Triangulo Ecológico – formado por Camamú , Barra Grande, e Maraú. – mas não parece pertencer a este mundo.

Localizada no litoral sul da Bahia a 4oo km de Salvador, 150 km ao Norte de Ilhéus e apenas 38 Km de Off-road de Itacaré, passando entre fazendas, trechos de Mata Atlântica, areia mangues, e muita terra, mais precisamente na região denominada “Costa do Dendê”. A Península fecha pelo sul a baia de Camamú, terceira maior baia do Brasil em volume de águas. A população total é de 18.300 habitantes, espalhados por todo o município, sendo que 70% habitam em zona rural.

Por hoje é só!

Para saber mais, veja tambem em Praia dos Algodoes

SITIO ALGODOES NA PRAIA DOS ALGODOES

BAHIA EXPERIENCE - PENINSULA DE MARAU

SITIO ALGODOES - Peninsula de Marau Headline Animator