10 de ago. de 2008

Peninsula de Marau sua Cultura e Folclore.


CAIPORA Ente fantástico, que segundo as regiões ora é representado como uma mulher unípede que anda aos santos, ora como um caboclinho encantado, ora como um homem colossal montado em um porco do mato, ora como é representado em Maraú, uma criança de cabeça enorme, feita com abóbora, iluminada com uma vela. O desfile é animado pela Filarmônica e acompanhado pela população.


TERNO DE ALMAS Ritual do século passado. Homenagem aos mortos. Tem inicio na quaresma e termina nas sexta-feira santa. Percorre sete encruzilhadas, contando sete passos; param e cantam, mais sete passos; param e oram, até chegarem ao cemitério da cidade a meia noite, onde o ritual termina.

MANDÚ É apresentado na semana que antecede ao carnaval. O nome significa “Pessoa sem Juízo”. Os jovens fantasiam - se com balaios e panos coloridos, formando figuras disformes e desfilam pela cidade, tocando um instrumento feito com casulo de molusco (búzio).


Manifestações culturais atuais:

Festival da Tainha - Esse festival cultural e gastronômico tem seu destaque na Peninsula no mês de junho. Competiçoes com pratos a base de tainha, danças folcloricas, desfiles e muita alegria são o ponto alto desta festa.

MASCARADO Apresentado durante o carnaval, com a participação da comunidade, que produz por meios artesanais suas próprias mascaras. Usando – as no desfile que percorre a cidade

SITIO ALGODOES NA PRAIA DOS ALGODOES

BAHIA EXPERIENCE - PENINSULA DE MARAU

SITIO ALGODOES - Peninsula de Marau Headline Animator